Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Altitude autorizada

Caixa-preta do Legacy revela erro da torre de controle

Heloísa Prado - Bonde
02 nov 2006 às 17:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a análise da caixa-preta do jato Legacy, sob a responsabilidade do (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), revela que a torre de controle de vôos de São José dos Campos (SP) autorizou os pilotos Joe Lepore e Jean Paladino a voar a 37 mil pés de altitude.

De acordo com os diálogos revelados pelo jornal, os controladores autorizaram o avião a manter a altitude até o destino final, em Manaus, enquanto o plano de vôo previa a descida do Legacy para 36 mil pés quando sobrevoasse Brasília e subida para 38 mil pés a partir do ponto Teres (localizado a 480 km de Brasília), até a capital amazonense. Com a orientação errada, o jato teria se mantido todo o tempo a 37 mil pés e entrado em rota de colisão com o Boeing da Gol, que caiu após bater no Legacy, matando todos seus 154 ocupantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nesta quarta-feira (01), o delegado da Polícia Federal (PF) Renato Sayão, responsável pelas investigações sobre o acidente em Cuiabá, no Mato Grosso, declarou que a corporação e a Aeronáutica já sabem o que aconteceu no espaço aéreo no momento da colisão, com base na análise da caixa-preta. Porém disse que não se pronunciaria a respeito por uma questão de "segurança nacional".

Leia mais:

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global

Imagem de destaque
Perigo

Curiosos ficam próximos de lava de vulcão na Islândia e polícia é acionada

Imagem de destaque
Em nome do cantor

Funeral de Liam Payne movimentou doações para ajudar crianças com câncer

Imagem de destaque
Após acusações de má-conduta

Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação


Atualmente, os controladores de tráfego aéreo estão reduzindo o número de aeronaves monitoradas, alegando excesso de trabalho, falta de pessoal e ameaça à segurança dos passageiros. A "operação padrão", que teria sido desencadeada pelo acidente da Gol, causa há cerca de uma semana atrasos e cancelamentos de vôos nos principais aeroportos do País.

Publicidade


Diálogo - No diálogo entre Lepore e a torre de São José dos Campos, o piloto pede autorização para decolar, durante o procedimento chamado de "clearance". A torre dá a autorização e diz, claramente, que Lepore deve subir para 37 mil pés "até o aeroporto Eduardo Gomes", de Manaus. A conversa reforça a versão dos advogados dos pilotos, segundo os quais Lepore e Paladino estavam autorizados a voar a 37 mil pés durante todo o trajeto, apesar de o Legacy, com isso, ter entrado na "contramão" do Boeing no trecho Brasília-Manaus.


De acordo com as investigações, Lepore entrou em contato com o Cindacta-1, de Brasília, para informar sua altitude, como recomenda o procedimento. Nesse momento, o suposto erro dos controladores de São José dos Campos poderia ser corrigido.


O controlador de Brasília pediu que o piloto acionasse então o botão do transponder (que identifica a aeronave) no radar e desejou boa viagem. O transponder não teria funcionado, e os controladores afirmam que tentaram sem sucesso entrar em contato com o Legacy. Os pilotos afirmam que também buscaram fazer contato, mas não conseguiram. Com isso, decidiram seguir a orientação da torre de São José dos Campos - segundo seus advogados e a proprietária do Legacy, a americana ExcelAire.

A Aeronáutica diz que o piloto do Legacy errou, ao não acionar um código de emergência que teria registrado a perda de comunicação. Já a defesa de Lepore e Paladino acusa o Cindacta-1 de também errar, por não tê-los alertado de que o Boeing trafegava em rota de colisão. Por sua vez, a Aeronáutica e o Cindacta-1 afirmam que, devido ao problema do transponder, não tinha como identificar com precisão a altitude do Legacy. (Terra/Folha de São Paulo)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo