Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Missão Artemis 1

Cápsula Orion atinge ponto mais próximo da Lua

Ansa Brasil
21 nov 2022 às 16:40

Compartilhar notícia

NASA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cinco dias após ter partido da Terra, a cápsula Orion atingiu nesta segunda-feira (21) seu ponto mais próximo da Lua, chegando a cerca de 130 quilômetros da superfície do satélite natural.


Leia também: Mundo atinge marca de oito bilhões de habitantes, segundo Worldometer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa manobra marca uma etapa crucial da missão Artemis 1, que levou uma cápsula não-tripulada para a órbita da Lua como forma de preparativo para o retorno do ser humano ao astro celeste.

Leia mais:

Imagem de destaque
Suspeito foi preso

Ataque a tiros em Washington mata casal de funcionários da embaixada de Israel

Imagem de destaque
Regulamentação das redes sociais

Desinformação é principal risco global para 2025, afirma Unesco

Imagem de destaque
Estudos de saúde

Em feito inédito, China ultrapassa os EUA em produção científica sobre câncer

Imagem de destaque
Busca por paz

Lula tentará convencer Putin a participar de encontro na Turquia para dialogar com Ucrânia


A Orion foi lançada com o megafoguete SLS (sigla em inglês para Sistema de Lançamento Espacial) em 16 de novembro e, após cinco dias de viagem, alcançou a órbita lunar.

Publicidade


Às 9h44 (horário de Brasília) desta segunda, ligou os motores, entrou no lado oculto do satélite natural e atingiu a distância mínima de 130 quilômetros sobre a superfície.


Graças a essa manobra, o veículo ganhou o impulso necessário para se colocar em uma órbita mais distante e que, na noite de 25 de novembro, a levará a 432 mil quilômetros da Terra.

Publicidade


Essa rota mais afastada se chama órbita retrógrada distante, uma vez que a cápsula se deslocará no sentido oposto àquele em que a Lua se move em torno da Terra. A partir desse momento, a Orion iniciará uma semana de testes para verificar a funcionalidade dos sistemas do veículo, tendo em vista futuras missões tripuladas.


O retorno da cápsula para a Terra está previsto para dezembro. A Artemis 1 será seguida pela Artemis 2, em 2024, com uma missão tripulada na órbita da Lua, e pela Artemis 3, em 2025, com um pouso na superfície lunar.


O objetivo da Nasa e das agências espaciais da União Europeia e do Canadá é estabelecer uma presença humana de longo prazo na Lua, tendo em vista a exploração do Espaço profundo, principalmente o planeta Marte. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas