Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nova polêmica

Charlie Hebdo volta a publicar charges do profeta Maomé

Ansa Brasil
01 set 2020 às 09:36
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O jornal satírico francês Charlie Hebdo republicou as charges do profeta Maomé que o colocaram na mira do terrorismo islâmico, na véspera da abertura do processo judicial sobre o massacre em sua redação.


"Tudo isso por causa disso", diz a capa da nova edição do semanário, divulgada nesta terça-feira (1º), mas que chega às bancas na quarta (2), dia do início do julgamento. "Jamais abaixaremos a cabeça", garantiu o diretor do Charlie Hebdo, Laurent "Riss" Sourisseau, sobrevivente do ataque de 7 de janeiro de 2015.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A capa mostra 12 charges publicadas inicialmente pelo jornal dinamarquês Jyllands-Posten, em 2005, e depois pelo Charlie Hebdo, em 2006. Os desenhos desencadearam uma onda de fúria em países muçulmanos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Preocupante

Oceanos batem recorde de calor em meio à falta de ações

Imagem de destaque
Audiência semanal

Daniel Alves se apresenta pela 1ª vez à Justiça após liberdade provisória

Imagem de destaque
Ações humanas

Onda de calor de março no Brasil foi intensificada pelas mudanças climáticas, aponta estudo

Imagem de destaque
Dados de 2022

Mundo joga fora mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz ONU


A nova edição do satírico francês ainda exibe uma charge de Maomé feita pelo cartunista Cabu, que perdeu a vida no massacre de 2015.

Publicidade


O atentado foi cometido pelos irmãos Said e Chérif Kouachi, que invadiram a redação do jornal satírico armados com metralhadoras e assassinaram 11 pessoas, incluindo alguns dos principais cartunistas da publicação.


Ao deixarem o prédio, os Kouachi ainda mataram a sangue frio um policial muçulmano, Ahmed Merabet, que estava deitado ferido na calçada. Os disparos perpetrados por Said e Chérif instauraram um clima de terror na capital francesa, que se abrandaria ao longo do ano, antes de retornar com toda a força nos atentados de 13 de novembro, que tiraram as vidas de 130 pessoas.


Dois dias depois do ataque ao Charlie Hebdo, outro jihadista, Amédy Coulibaly, sequestrou um mercado kosher em Paris e matou quatro indivíduos. Antes disso, ele já havia assassinado uma policial durante uma troca de tiros. O saldo daqueles três dias de terror em janeiro de 2015 foi de 17 alvos, sem contar os terroristas, todos foram a óbito pela polícia.

O julgamento terá 14 indivíduos no banco dos réus, todos acusados de dar apoio logístico aos irmãos Kouachi e a Coulibaly. O processo estava previsto para começar no primeiro semestre, mas teve de ser adiado em função da pandemia de coronavírus.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade