Pelo menos 11 pessoas morreram e 40 ficaram feridas no choque entre dois trens ocorrido na noite desta terça-feira, na Espanha.
A colisão aconteceu quando um trem de passageiros que fazia o trajeto Madri-Cartagena bateu em uma composição de carga perto de Chinchilla (Albacete).
Entre os 11 mortos, estão os dois maquinistas da composição de carga e o condutor, o controlador e o mecânico do trem de passageiros (Talgo), de acordo com informações do ministro dos Transportes espanhol, Francisco Álvarez Cascos.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Dos 86 passageiros do trem Talgo, 39 foram levados para o hospital geral de Albacete e 21 permanecem internados, revelou o governador da região de Castela La Mancha, José Bono.
Uma jornalista e um motorista de ambulância ficaram intoxicados pela fumaça do incêndio no trem de passageiros.
Segundo o ministro Álvarez Cascos, o acidente foi causado por um erro do chefe de circulação da estação de Chinchilla, que teria dado luz verde para o trem Talgo entrar na ferrovia de via única, quando o outro trem já vinha pelo mesmo caminho.
O ministro disse que na Espanha há aproximadamente 9.000 quilômetros de estradas de ferro de via única - metade conta com sistema automático de bloqueio de tráfego e a outra metade com um sistema feito por telefone, o mesmo da estação de Chinchilla.