Os 50 primeiros computadores portáteis que serão usados pelos participantes do programa Um Computador por Aluno chegarão ao país na segunda-feira (27). A entrega simbólica foi feita na sexta (24), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por um dos fundadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (EUA), Nicholas Negroponte, na Base Aérea de Guarulhos.
Essas unidades, que custam cerca de US$ 100 e são produzidas pela Organização Não-Governamental One Laptop Per Child, ligada ao Instituto norte-americano, serão utilizadas para testes.
Ao levar um computador a cada aluno, o projeto pretende revolucionar a educação, já que atingirá o ensino público fundamental e o médio. Os alunos poderão levar o equipamento para casa, o que propiciará a inclusão digital de toda a família. O terceiro objetivo é incluir a cadeia produtiva do país no projeto.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
De acordo com informações da Agência Brasil, em janeiro de 2007 deverão ser enviados mais mil computadores portáteis para o Brasil. Também participam do projeto a Argentina, a Nigéria, a Líbia e a Tailândia.
Serão comercializados
O governo vai ampliar o programa criando o ‘Laptop para Todos’. A meta é colocar o computador portátil à venda já em 2007. O preço ainda não está definido. Hoje, os laptops mais baratos custam, em média, R$ 2.900, mas o preço novo computador portátil deverá ser infinitamente menor.