Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Observe o céu!

Confira os fenômenos astronômicos previstos para 2020

ANSA
02 jan 2020 às 10:27
- ANSA
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além do eclipse total do Sol e de uma série de superluas, o calendário astronômico de 2020 também prevê uma intensa quantidade de chuvas de meteoros pela Terra.

Um deles é a chuva Perseidas, também conhecida como Lágrimas de São Lourenço. O evento acontece em diversos períodos do ano, como em janeiro, abril, maio e junho. No entanto, os dias mais esperados do fenômeno serão 12 e 13 de agosto, quando a quantidade de estrelas cadentes será mais intensa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro espetáculo será a chuva de meteoros Geminídeas. Ela, por sua vez, acontece apenas uma vez por ano na Terra, em dezembro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande

Imagem de destaque
ISS

Nasa confirma que pedaço da Estação Espacial caiu sobre casa

Imagem de destaque
Parentes

Bonobos, os 'macacos hippies', podem ser menos mansos do que se pensava


No pico do fenômeno, é possível ver até 120 estrelas cadentes por hora no céu, caso estiver limpo. O evento deverá ocorrer entre os dias 13 a 15 de dezembro deste ano.

Publicidade


Outro evento previsto para 2020 é a Lua Azul, que ocorrerá na noite do dia 31 de outubro. O fenômeno acontece uma vez a cada dois ou três anos, mas a próxima vez que o evento acontecerá no Halloween será somente em 2039.


A superlua, por sua vez, será no dia 9 de março, o evento acontece quando o satélite natural está mais próximo do planeta e em fase da lua cheia. Neste ano, o evento acontecerá também nos dias 7 de abril e 9 de maio.


No final do ano, em 21 de dezembro, haverá uma super conjunção de Júpiter e Saturno, ou seja, quando suas órbitas estarão mais próximas da Terra, podendo observar os dois planetas sem ou com um telescópio.

De acordo com a Royal Astronomical Society of Canada, a última vez que os dois gigantes estiveram tão próximos da Terra foi em 1623.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade