O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) analisa hoje (17) a situação na Venezuela, durante reunião informal a portas fechadas, disseram nessa terça-feira (16) fontes diplomáticas. A informação é da Agência EFE.
Os Estados Unidos, um dos cinco membros permanentes do conselho, pediram que o tema da Venezuela fosse incluído em uma reunião que já estava programada para analisar outros assuntos.
O encontro foi convocado horas depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter anunciado um novo decreto de "estado de exceção e emergência econômica".
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
As fontes disseram ainda que a crise da Venezuela estará incluída entre "outros temas" que serão analisados durante a reunião, convocada em princípio para abordar a situação na Somália.
O conselho se reunirá a partir das 10h (horário local, 11h de Brasília) para analisar o caso da Somália, em sessão pública, e posteriormente abordará a crise da Venezuela, em conversas qualificadas como "informais".
O encontro ocorrerá sob a presidência mensal do Uruguai, que juntamente com a Bolívia representa a América Latina no Conselho de Segurança.