Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Square Kilometer Array

Construção do maior radiotelescópio do mundo é iniciado na Austrália

Ansa Brasil
05 dez 2022 às 16:15
- Agência Espacial Australiana
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começou nesta segunda-feira (5) a construção do maior radiotelescópio do mundo, o SKA (Observatório Square Kilometer Array), na Austrália e na África do Sul, com a Itália como protagonista.


A primeira fase da construção tem um custo estimado de 1,3 bilhões de euros, sendo que a Itália conquistou quatro grandes contratos no total de 300 milhões de euros, sendo 450 milhões de euros atribuídos a 50 contratos desde julho de 2021 até hoje.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia também: Cápsula Orion atinge ponto mais próximo da Lua.

Leia mais:

Imagem de destaque
Competição de gigantes

Google tenta superar 'humanidade' de novo ChatGPT com assistentes de IA que erram menos

Imagem de destaque
Em junho

Filhos de Maradona entram com processo para impedir leilão da Bola de Ouro do pai

Imagem de destaque
Descobertas de anticorpos

Após morte do pai por Covid, cientista brasileira em Harvard busca novos antivirais

Imagem de destaque
Mudança de estereótipo

'Dirija como uma mulher'; França lança campanha para reduzir mortes no trânsito


Os quatro contratos cedidos à Itália e anunciados hoje dizem respeito à construção de infraestruturas na Austrália e África do Sul e à produção de antenas de média e baixa frequência.

Publicidade


O maior radiotelescópio do mundo se estenderá de fato com uma rede de antenas parabólicas pelos dois continentes, funcionando como um instrumento de escuta do universo.


Nos próximos 50 anos, espera-se que astrônomos e astrofísicos de todo o mundo tenham acesso ao Observatório SKA para responder a perguntas cruciais sobre as primeiras décadas de vida do universo e estudar alguns dos objetos mais misteriosos da astrofísica, como buracos negros, o nascimento e evolução das galáxias, a natureza da energia escura que compõe mais de 70% do universo.

Publicidade


O SKA também permitirá testar ainda mais a teoria da relatividade e, finalmente, ouvir quaisquer sinais de inteligências alienígenas com o instrumento mais poderoso capaz de fazê-lo.


As cerimônias de abertura foram realizadas quase que em simultâneo nos dois continentes e as infraestruturas e antenas do radiotelescópio vão ser construídas em várias fases, entre a Austrália e a África do Sul.


A primeira fase das obras deverá estar concluída em 2028. O objetivo final do projeto, cuja concepção começou há 30 anos, é ter milhares de pratos na África do Sul e nos países africanos parceiros do projeto, e um milhão antenas na Austrália.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade