O embaixador brasileiro na Jordânia, Sergio Nabuco, afirma que o desenvolvimento do Oriente Médio foi brutalmente interrompido pelos atentados de 11 de setembro.
"A atmosfera geral da região se transformou completamente. O que estava em franco processo de lorescimento com a construção de grandes hotéis, cinemas, teatros aguardando o crescimento do turismo, está parado".
Segundo ele, a situação se agravou com a invasão do Iraque pelas tropas americanas e com a resistência que eles estão encontrando para reestruturar o país.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
O diplomata, que também responde pelas questões administrativas da embaixada brasileira no Iraque, diz ter a impressão de que os Estados Unidos não calcularam bem as ações do pós-guerra e que os soldados norte-americanos estão surpresos com as reações da população e das milícias.
Nabuco salienta a importância de se buscar um plano de pacificação para o Oriente Médio, embora considere essa questão "extremamente complicada".
"Chegamos a um novo impasse com a questão do muro de defesa que está sendo construído pelos israelenses. Acredito que é preciso um outro enfoque para o problema, o que eles não estão conseguindo encontrar", destaca o embaixador.