O Dia Mundial da Saúde de 2004 será dedicado ao trânsito. No próximo dia sete de abril, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para comemorar as questões de saúde pública do mundo, vários países promoverão atividades para lembrar que o trânsito, que mata mais de um milhão de pessoas todos os anos no mundo, é um grave problema de saúde pública.
No ano passado, a OMS divulgou um estudo segundo o qual os acidentes de trânsito lideraram as estatísticas mundiais de mortes violentas por causas externas em 2001, com 1,2 milhão de vítimas. Em segundo lugar está o homicídio, responsável por 600 mil mortes.
No Brasil, uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde (MS) identificou que os acidentes de trânsito provocaram, em 2001, a morte de 30 mil 527 pessoas nas ruas e estradas do país, média que se mantém desde então.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Segundo técnicos do MS, o uso abusivo de bebidas alcoólicas, a alta velocidade e as condições precárias dos veículos foram as principais causas associadas aos acidentes.
ABr