Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Índice de 13,3%

Dívidas com bancos puxam alta na inadimplência

Redação Bonde
11 abr 2007 às 18:55

Compartilhar notícia

As dívidas com os bancos vem registrando alta desde o segundo semestre do ano passado - Arquivo Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A inadimplência dos consumidores aumentou 13,3% em março de 2007, quando comparada a fevereiro deste ano, segundo o Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Física. Apesar da alta, foi a menor já registrada no mês de março desde 2003.

No primeiro trimestre de 2007 houve uma ligeira alta na inadimplência dos consumidores, de 1,2%, frente ao mesmo período de 2006. Já na comparação de março deste ano com março do ano passado, foi registrada queda de 8,0% no indicador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cartões de crédito e financeiras

Leia mais:

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global

Imagem de destaque
Perigo

Curiosos ficam próximos de lava de vulcão na Islândia e polícia é acionada

Imagem de destaque
Em nome do cantor

Funeral de Liam Payne movimentou doações para ajudar crianças com câncer

Imagem de destaque
Após acusações de má-conduta

Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação


As dívidas com os bancos vem registrando alta desde o segundo semestre do ano passado e permanecem, desde novembro de 2006, na liderança do ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores, com uma participação de 37,5% em março de 2007, superando as dívidas com cartões de crédito e financeiras, os cheques sem fundos e os títulos protestados.

Publicidade


O segundo lugar ficou com as dívidas com cartões de crédito e financeiras que tiveram uma participação de 31,2% na inadimplência dos consumidores. Os cheques sem fundos ocuparam o terceiro lugar na representatividade da inadimplência das pessoas físicas, com um peso de 28,7%. Por fim, os títulos protestados, que representam a menor participação na inadimplência das pessoas físicas, 2,7% no indicador.


Comprometimento com consignado



Segundo os analistas da Serasa, o aumento da inadimplência é resultado do maior comprometimento da renda da população com o crédito consignado, com financiamentos junto ao varejo (devido à redução dos juros e ao alongamento dos prazos para pagamento) e com gastos característicos do período (compras de final de ano parceladas, impostos, material e matrícula escolares). Como a base de comparação é alta (primeiro trimestre de 2006), a evolução da inadimplência no primeiro trimestre de 2007 foi de 1,2%.

O aumento do endividamento estimulou a contratação do crédito pessoal junto aos bancos, modalidade que teve a maior participação no total de recursos concedidos pelas instituições financeiras às pessoas físicas (33,8%) até o mês de fevereiro, o que também aumentou a representatividade das dívidas com os bancos na inadimplência dos consumidores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo