Circula pela internet um e-mail com um link para o site do Senado Federal informando que na sexta-feira (11) será feriado nacional devido a canonização de Frei Galvão, o primeiro santo genuinamente brasileiro, pelo papa Bento XVI.
Porém, a informação é incorreta. A confusão se dá porque a página do Senado apontada no e-mail não é falsa, está apenas com uma informação desatualizada. O segundo motivo para a confusão é que a página sempre apresenta a data corrente.
A página se refere ao projeto do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que transformava o 11 de maio deste ano em feriado nacional e foi, realmente, aprovado pela comissão de Educação do Senado.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Porém, o projeto de lei foi alterado quando chegou à Câmara dos Deputados e, agora, em vez de feriado, prevê que a data seja apenas comemorada como o dia de Frei Galvão. Em São Paulo (SP), a Câmara de Vereadores aprovou um Projeto instituindo feriado municipal para o dia da canonização, mas o prefeito Gilberto Kassab (DEM), baseado na Lei Federal 9.093, de 1995, que limita o número de feriados municipais, vetou o projeto e decretou ponto facultativo para o dia 11.