Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estudo revela

Eficiência de 'Geração Google' na internet é mito

BBC Brasil
04 fev 2008 às 11:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um estudo encomendado pela Biblioteca Britânica (British Library) desfaz o que chama de "mitos sobre a geração Google", e diz que suposta capacidade das gerações mais jovens de buscar informações através dos novos recursos tecnológicos seria "supervalorizada".

Segundo o estudo da University College of London, os jovens adolescentes de hoje não são necessariamente eficientes em fazer pesquisas pela internet, não permanecem mais tempo online que as pessoas mais velhas e não destoam do resto da sociedade em priorizar informação rápida e digerida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para os pesquisadores, é preciso tomar cuidado com suposições como a de que as gerações mais jovens são mais autodidatas que gerações anteriores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em situação irregular

Alto custo faz EUA suspenderem voos militares para deportar migrantes

Imagem de destaque
Roma sem lotação

Fluxo turístico no Vaticano se mantém mesmo com papa internado

Imagem de destaque
4 meses longe de casa

Militar londrinense que luta na Ucrânia relata experiências na guerra contra a Rússia

Imagem de destaque
Ainda internado

Boletim informa mais uma noite tranquila do papa Francisco no hospital


O estudo, que tenta esclarecer como as novas tecnologias afetarão o futuro das bibliotecas, define como "geração Google" os jovens nascidos a partir de 1993, depois da popularização do microcomputador, confortáveis com as novas tecnologias e acostumados à permanente conectividade.

Publicidade


"Na verdade, já somos a Geração Google: a demografia da internet e do consumo de mídia está erodindo supostas diferenças geracionais", diz o estudo.
"De certa maneira, o rótulo de Geração Google atrapalha."


O estudo também confirmou que a "geração Google" é afeita à prática de "copiar e colar" informações para suas pesquisas, e prefere plataformas interativas de informação que o consumo passivo delas.

A análise deixou em aberto a hipótese de que os jovens sejam mais capazes que seus pais de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. "A questão mais ampla é saber se habilidades seqüenciais, necessárias para a leitura, também estão sendo desenvolvidas."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo