Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Com mais de 3 mil anos

Egito revela descoberta de 'cidade do ouro perdida'

Ansa Brasil
09 abr 2021 às 11:08
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Egito anunciou na noite desta quinta-feira (8) a descoberta da "cidade de ouro perdida" próxima a Luxor, que fica no sul do país, a 500 quilômetros do Cairo. De acordo com os arqueólogos, essa é a maior povoação urbana localizada e a maior descoberta desde a década de 1920, quando a tumba de Tutancâmon foi encontrada praticamente intacta.


A missão foi guiada pelo arqueólogo Zahi Hawass e datou a cidade, chamada de "A Ascensão de Aton", com cerca de três mil anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A cidade enterrada tem a data do reinado de Amenófis III e continuou sendo usada pelo rei Tutancâmon e por seu sucessor, Ay. [...] Muitas missões estrangeiras buscaram por essa cidade, mas ela nunca foi encontrada", disse Hawass, que explicou que os trabalhos começaram na busca pelo templo funerário do rei Tut.

Leia mais:

Imagem de destaque
Europa

PSG goleia o Barcelona e chega à semifinal da Liga dos Campeões

Imagem de destaque
Olimpíadas

Paris, a cem dias dos Jogos, luta contra terrorismo e por promessa verde

Imagem de destaque
Análise

Movimento de descriminalização de drogas esbarra em falhas de políticas sociais

Imagem de destaque
F1

Alonso tem início mais tímido, mas vê Aston se comportando como time grande


A arqueóloga Betsy Brian, da Universidade Johns Hopkins, pontuou que a descoberta "ajudará a colocar luz sobre um dos maiores mistérios da história: porque Aquenáton e Nefertiti decidiram se mudar para Amarna".

Publicidade


A mudança dos pais de Tutancâmon é alvo de especulações até os dias atuais e nunca uma resposta plausível foi encontrada.


Aquenáton, inclusive, foi o primeiro faraó egípcio a abandonar o culto de diversos deuses e a adoração ao poderoso deus Amon para um deus único, Aton. O rei Tutancâmon, como o próprio nome diz, voltou atrás na decisão do pai.

Publicidade


As escavações para localizar a cidade perdida começaram em setembro do ano passado e, apesar de ter passado três milênios enterrada, "ela foi encontrada em boas condições, com muros e paredes quase completos e áreas repletas de objetos da vida cotidiana", ressalta Hawass.


Na área sul, inclusive, os arqueólogos conseguiram identificar algumas funções industriais e de serviço, como os restos de uma "padaria", que usava fornos de cerâmica tão grandes que acredita-se que servia muitas pessoas, e locais de produção de tecidos, vidros e de amuletos funerários usados nas tumbas e nos templos reais.

Publicidade


Em particular, foram achados anéis, escaravelhos, potes coloridos e tijolos com a incisão do cartucho de Amenófis III (que ainda precisa ser datado). Além disso, uma área murada com apenas um ponto de entrada e saída mostra ainda um sistema de residências com segurança reforçada.


Amenófis III, que governou o Egito entre 1391 a.C a 1353 a.C., herdou um vasto território que ia dos atuais Iraque e Síria até o Sudão. Teve um longo governo para o padrão egípcio, cerca de 40 anos, e era conhecido por sua opulência e extravagância.

Até por isso, os arqueólogos esperam encontrar ainda mais tumbas e "seus tesouros", já que uma área se assemelha ao que foi encontrado no Vale dos Reis - que não fica muito distante da região. Há ainda partes da cidade a serem escavadas, mas os especialistas estão bastante animados com as novas descobertas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade