Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Faltosos

Eleitor tem até o dia 29 para regularizar situação

Redação - Folha News
25 abr 2005 às 13:19
Continua depois da publicidade

Termina no próximo dia 29 de abril o prazo dado pela Justiça Eleitoral para que o eleitor que deixou de votar em três eleições consecutivas regularize sua situação. Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral revela que mais de 1 milhão de brasileiros poderão ter seu título de eleitor cancelado.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Se isso acontecer, eles ficarão impedidos de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo na rede bancária oficial, tirar CPF e até mesmo receber salário (em caso de servidor público).

Continua depois da publicidade


Como a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição, estão sujeitos ao cancelamento todos os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas eleições de 2002 e de 2004.


Até o dia 29 de abril, o eleitor faltoso deve comparecer a um cartório eleitoral (de preferência onde está inscrito) munido de documento de identidade, título eleitoral e, se for o caso, os comprovantes de justificativa ou de recolhimento de multa. Quem não comparecer ao cartório eleitoral dentro do prazo fixado terá o título automaticamente cancelado.


Caso o eleitor esteja fora do Brasil e tenha o seu nome na relação dos faltosos basta encaminhar um requerimento ao juiz eleitoral, acompanhado de cópia de documentos que comprovem a sua permanência no exterior. Qualquer parente ou procurador do eleitor poderá apresentar o requerimento no Cartório e efetivar a regularização da inscrição eleitoral.

Continua depois da publicidade

Para saber se está na lista de faltosos, o eleitor pode acessar o link "Consulta ao Título de Eleitor" na página do TSE na Internet. A relação com os nomes e os números de inscrição dos eleitores cancelados por ausência aos três últimos pleitos serão divulgada a partir do dia 31 de maio.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade