Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faltosos

Eleitor tem até o dia 29 para regularizar situação

Redação - Folha News
25 abr 2005 às 13:19

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Termina no próximo dia 29 de abril o prazo dado pela Justiça Eleitoral para que o eleitor que deixou de votar em três eleições consecutivas regularize sua situação. Levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral revela que mais de 1 milhão de brasileiros poderão ter seu título de eleitor cancelado.

Se isso acontecer, eles ficarão impedidos de tirar passaporte, participar de concurso público, assumir cargo público, obter empréstimo na rede bancária oficial, tirar CPF e até mesmo receber salário (em caso de servidor público).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição, estão sujeitos ao cancelamento todos os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas eleições de 2002 e de 2004.

Leia mais:

Imagem de destaque
Denúncia de Hilton

Governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis”, diz embaixada

Imagem de destaque
Diz estudo

Consumo abusivo de álcool entre jovens prevalece no Brasil enquanto mundo vê redução

Imagem de destaque
Sem vetos

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial

Imagem de destaque
Morte de esposa e filha

Londrinense acusado de duplo homicídio vai a júri popular no Japão


Até o dia 29 de abril, o eleitor faltoso deve comparecer a um cartório eleitoral (de preferência onde está inscrito) munido de documento de identidade, título eleitoral e, se for o caso, os comprovantes de justificativa ou de recolhimento de multa. Quem não comparecer ao cartório eleitoral dentro do prazo fixado terá o título automaticamente cancelado.


Caso o eleitor esteja fora do Brasil e tenha o seu nome na relação dos faltosos basta encaminhar um requerimento ao juiz eleitoral, acompanhado de cópia de documentos que comprovem a sua permanência no exterior. Qualquer parente ou procurador do eleitor poderá apresentar o requerimento no Cartório e efetivar a regularização da inscrição eleitoral.

Para saber se está na lista de faltosos, o eleitor pode acessar o link "Consulta ao Título de Eleitor" na página do TSE na Internet. A relação com os nomes e os números de inscrição dos eleitores cancelados por ausência aos três últimos pleitos serão divulgada a partir do dia 31 de maio.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo