Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mau hálito

Escovação e raspagem da língua resolvem 90% do mau hálito

Redação Bonde
28 mar 2006 às 16:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tem coisa mais incômoda do que mau hálito? O problema, chamado de halitose, é mais comum do que se imagina. Estatísticas extra-oficiais mostram que 30% dos adultos convivem com o odor bucal. Na faixa etária dos 14 anos, 14% das pessoas sofrem com o mal; entre os 40 e os 65 anos esse número sobe para 47% dos indivíduos, enquanto 67% das pessoas acima dos 65 anos passam pelo problema. A dura verdade é que, em algum momento da vida, 100% das pessoas terão esse transtorno, ao menos ao acordar pela manhã.

Há muitos mitos envolvendo a halitose, mas a maioria dos casos é bem simples de se resolver. Primeiro, é importante saber de onde vem o odor e qual é a sua causa. Depois, é só encontrar o tratamento adequado e segui-lo à risca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 90% dos casos de halitose, esse mau cheiro é provocado pelo acúmulo de resíduos de alimentos na língua (chamado de saburra) que, se não forem removidos corretamente, fermentam, criam bactérias e liberam o enxofre - substância que causa o cheiro ruim que sentimos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes


Também causam halitose: dentes cariados, periodontite, gengivite e placa bacteriana. Os outros 10% podem estar ligados a doenças como o diabetes e insuficiências renal e hepática.

Publicidade


De acordo com o dr. Willian Aguilar, ao contrário do que se pensa, dizer que a halitose vem do estômago é um mito. O estômago possui válvulas que se fecham, permitindo apenas a passagem de eructação gástrica, o chamado arroto, e não odores. O mau hálito vem mesmo é da boca.


Discriminação

Publicidade


Quem tem halitose geralmente não sabe que passa por este constrangimento. Isto porque o organismo humano ‘se acostuma’ com seus próprios odores e são pouquíssimas as pessoas que conseguem ser sinceras com quem tem mau hálito, informando-a disso. Por isso, um indivíduo pode passar anos e anos sendo discriminado.


Quem sofre de halitose passa por isolamento social, perdendo chances de emprego e até de relacionar-se em sua vida pessoal. O problema é sério, mas simples de resolver. Procure sempre um dentista.

Publicidade


Dicas


* Não deixe de fazer visitas constantes ao dentista: ele saberá qual é o seu problema e como tratá-lo da melhor forma.

Publicidade


* Se você é portador de diabetes, insuficiência renal ou hepática, redobre os cuidados com sua saúde.


* A higiene é o melhor tratamento: escove os dentes ao menos três vezes por dia. Use sempre o fio dental e um raspador de língua (vendido em farmácias). A escova de dentes não é suficiente para limpar a língua. Se você já tem halitose, use o raspador também três vezes ao dia.

Publicidade


* Balas, chicletes e anti-sépticos bucais somente disfarçam o problema. Não há nada mais eficiente que a higienização.


* As pessoas acordam com mau hálito porque à noite há menor produção de saliva e, portanto, maior fermentação e liberação de odores de enxofre. Por isso, o odor matinal é mais forte que os outros que ocorrem durante o dia.


* Beba bastante água e como alimentos fibrosos: a água aumenta a produção de saliva e as fibras ajudam a limpar a língua.

Fonte: Odontoclinic


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo