Começaram nesta terça-feira (2) e vão até o dia 2 de junho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2006. Os interessados podem se inscrever pela internet ou pelo sistema tradicional, de preenchimento de formulário nas escolas cadastradas no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
Podem participar do Enem todas as pessoas que já terminaram o ensino médio e todos aqueles que estão concluindo o ensino médio este ano. Os alunos que estejam matriculados em escolas públicas e cursando o último ano do ensino médio não pagam a inscrição do Enem. Só pagam para fazer o exame os alunos de escolas privadas e aqueles que já terminaram o ensino médio. A taxa é de R$ 35,00.
Na avaliação do coordenador do Enem, Dorivan Pereira Gomes, a prova é uma oportunidade para testar os conhecimentos. "É uma grande oportunidade para que todos possam fazer uma avaliação de seus conhecimentos e uma oportunidade de entrar numa instituição de ensino superior que utilize o resultado do Enem como forma de ingresso", afirmou.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Atualmente, segundo o MEC, cerca de 500 instituições de ensino superior públicas e privadas utilizam o resultado do Enem como forma de acesso. Elas estão listadas na página eletrônica de MEC. Gomes explicou, que o Enem não exige que o candidato decore o conteúdo. Segundo ele, a prova exige conhecimento prático do dia-a-dia, leitura e interpretação dessa leitura.
Este ano, as provas serão realizadas no dia 27 de agosto em 800 municípios do país. No ano passado, mais de três milhões de pessoas participaram do Enem. As informações são da Agência Brasil.