Novas pesquisas mostram que as mulheres não falam mais do que os homens, segundo um estudo científico americano divulgado nesta quinta-feira (05).
De acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas e do Arizona, cujos trabalhos foram publicados pela revista Science, as mulheres e os homens pronunciam um número equivalente de palavras por dia.
As mulheres pronunciam por volta de 16.215 palavras por dia e os homens, 15.669, ou seja, uma diferença de 546 palavras.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
A pequena diferença constatada no número de palavras proferidas entre os sexos não é considerada estatisticamente significativa, afirmaram os pesquisadores.
Estes números estão longe dos clichês machistas comuns que afirmam que as mulheres pronunciam 20.000 palavras por dia contra apenas 7.000 dos homens.
Os pesquisadores estudaram com a ajuda de discretos registradores numéricos o uso cotidiano da palavra entre cerca de 400 estudantes de grupos equivalentes de homens e mulheres nos Estados Unidos e no México.
Os psicólogos estudaram seis grupos durante períodos que iam de 2 a 10 dias, com base em registros feitos entre 1998 e 2004. Os voluntários usaram aparelhos numéricos que registraram discretamente suas conversas durante 17 horas por dia.