Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Covid-19

EUA não cumprirão meta de Biden de vacinar 70% dos adultos até 4 de julho

Folhapress
22 jun 2021 às 16:21
- Reprodução/ Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Casa Branca reconheceu, nesta terça-feira (22), que não conseguirá atingir a meta de vacinação estipulada pelo presidente Joe Biden, segundo a qual 70% dos adultos americanos receberiam ao menos uma dose do imunizante até 4 de julho, data em que o país comemora sua independência.


De acordo com levantamento do jornal New York Times, o ritmo atual de vacinação permitiria que os EUA chegassem a 67% dos adultos parcialmente imunizados, pouco aquém da meta do democrata.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A constatação, no entanto, não é significativa, disse Jeff Zients, coordenador da resposta à pandemia da Casa Branca, durante entrevista coletiva. Os números alcançados até aqui, segundo ele, indicam que os EUA construíram "um programa de vacinação inigualável e inédito em todo o país".

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja o calendário

Conmebol anuncia Assunção como sede da final da Sul-Americana

Imagem de destaque
Condenado por estupro

Justiça nega recursos e mantém liberdade provisória de Daniel Alves

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


Após a "conquista notável", nas palavras de Zients, o objetivo agora é garantir a aplicação da primeira dose da vacina em 70% dos americanos com 27 anos ou mais -a meta inicial se referia a todos os maiores de 18 anos, número que foi alcançado em 15 dos 50 estados e no Distrito de Columbia.

Publicidade


A taxa de vacinações nos EUA aumentou menos de um ponto percentual nas últimas duas semanas e teria que mais do que dobrar nas próximas duas semanas para que o país atingisse a meta estipulada por Biden em maio.


Entre os obstáculos para a imunização de todos os americanos, estão o desequilíbrio nos índices de vacinação entre diferentes grupos raciais e o desafio de convencer parte da população que se recusa a receber a dose ou ainda está indecisa.

Publicidade


Segundo Zients, jovens adultos de 18 a 26 anos têm se mostrado particularmente difíceis de persuadir. "A realidade é que muitos norte-americanos mais jovens sentem que a Covid-19 não é algo que os afeta, e eles estão menos ansiosos para se vacinar", disse.


Segundo levantamento do portal Our World in Data, os EUA vacinaram com ao menos uma dose 53,03% de sua população. Os que estão completamente imunizados -porque receberam as duas doses ou o imunizante de dose única- são 44, 86%.

Até esta terça, os EUA seguem na liderança do ranking de países com o maior número de casos e mortes. São 33,5 milhões de infecções confirmadas e mais de 602 mil óbitos, segundo os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade