A edição do jornal The New York Times, cim citações de funcionários do alto escalão do governo norte-americano, afirma que a Casa Branca está desenvolvendo um plano para instalar um governo militar liderado pelos americanos no Iraque caso os Estados Unidos destituam o presidente Saddam Hussein. De acordo com a Agência Reuters, o plano também prevê julgamentos por crime de guerra dos líderes iraquianos e uma transição para eleger um governo civil, que poderia levar meses ou anos, diz o jornal.
Conforme a reportagem, na fase inicial o Iraque seria governado por um comandante militar americano, talvez o general Tommy Franks - comandante das Forças dos EUA no golfo Pérsico -, ou algum de seus subordinados.
A idéia teria surgido após conversas entre o presidente George W. Bush e seus assessores, segundo o NYT. Mas as autoridades advertiram que ainda não há nenhuma aprovação formal do plano e que não estava claro se os aliados dos EUA teriam sido consultados ou não. Autoridades dizem que querem evitar o caos e a rivalidade interna como a que se abateu sobre o Afeganistão desde a queda do regime Taliban.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Após passar pela Câmara dos Deputados, na quinta-feira o Senado norte-americano também aprovou os poderes de guerra ao presidente Bush.