Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Preocupante

Fevereiro de 2024 bate recorde de calor no período

Ansa Brasil
08 mar 2024 às 10:25
- Ansa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Fevereiro de 2024 foi o mês mais quente para o período na história da humanidade, conforme dados divulgados na quinta-feira (7) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), sistema de observação da Terra da União Europeia.


De acordo com o relatório, fevereiro registrou temperatura 1,77ºC acima da média mensal para o período entre 1850-1900, a chamada era pré-industrial que serve de referência para metas contra o aquecimento global.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda segundo o C3S, trata-se do nono mês consecutivo de recorde de calor, reforçando as projeções dos que acreditam que 2024 pode superar 2023 como ano mais quente na história.

Leia mais:

Imagem de destaque
Futebol americano

Causa da morte de O. J. Simpson é revelada em sua certidão de óbito

Imagem de destaque
Impasse

ByteDance diz que prefere fechar TikTok nos EUA do que vender aplicativo

Imagem de destaque
Ataques políticos

Fala sobre escravidão constrange presidente de Portugal em festa da Revolução dos Cravos

Imagem de destaque
Fase final do concurso

Jovem de Altônia é favorita no Miss Teen Universe 2024 em Punta Cana


No mês passado, o organismo da UE já havia pontuado que, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, o mundo superou pela primeira vez a marca de 1,5ºC de aquecimento em relação à era pré-industrial ao longo de um ano.

Publicidade


Limitar o aquecimento global neste século a 1,5ºC na comparação com o século 19 é a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris, no entanto, está cada vez mais longe de ser alcançada.


Entretanto, são necessários pelo menos 20 anos acima do patamar para sacramentar que o objetivo foi descumprido.


Se essa tendência se mantiver, a humanidade deve conviver nas próximas décadas com aumento constante do nível do mar, o que ameaça áreas costeiras (que concentram a maior parte da população do planeta), com ondas de calor mais frequentes e com o crescente número de fenômenos extremos, como furacões e secas.


O aquecimento global é ocasionado pelas emissões de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2) e metano, que continuam aumentando, apesar dos alertas de cientistas de que precisam iniciar imediatamente uma trajetória de queda para garantir o cumprimento da meta de 1,5º até o fim do século. 


Imagem
Em meio a desafios e paradigmas, mulheres londrinenses brilham no esporte brasileiro
O número de mulheres que ocupam cargos de comando no esporte brasileiro tem aumentado, mas a presença feminina ainda é pequena na comparação com homens que desempenham funções como técnicos, dirigentes e árbitros.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade