A emissora de TV e rádio libanesa divulgou hoje uma fita de áudio atribuída a Saddam Hussein em que o ex-presidente iraquiano incentiva o ataque aos ocupantes de todas as nacionalidades que se encontram no Iraque e pede que os colaboradores iraquianos não sejam alvo de ataques.
"Oh, hérois, intensifiquem seus corajosos e dolorosos ataques contra os ocupantes estrangeiros, de onde quer que venham e seja qual for sua nacionalidade", diz a suposta gravação de Saddam.
"Ataquem os criminosos que agem em cooperação com os estrangeiros criminosos e infiéis. Tomem medidas que não ofendam a Deus e que sejam necessárias para nos proteger e defender deles", declara a mensagem, cujos primeiros trechos foram transmitidos anteriormente pela TV árabe Al Jazira.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
No trecho exibido pela Al Jazira, a suposta gravação de Saddam nega que o ex-ditador tenha tido envolvimento no ataque com carro-bomba a Najaf, no norte do Iraque, na semana passada, que deixou 85 mortos, incluindo o líder xiita Mohammed Baqir al Hakim.
Provas
"Os invasores infiéis estão acusando, sem provas, os seguidores de Saddam Hussein após a morte do líder xiita Al Hakim", afirma a mensagem. "Se apressaram de fazer esta acusação antes de verificar."
Al Hakim, um dos principais líderes do clérigo xiita muçulmano, morreu no atentado de sexta-feira (29) em Najaf (150 km de Bagdá). O ataque deixou 85 mortos e 175 feridos, segundo fontes médicas.
"Os detalhes [do atentado] terão de ser revelados por uma investigação justa, que ocorrerá sob uma autoridade nacional, após a expulsão dos invasores e colonizadores, que, com vontade de Deus, ocorrerá num futuro próximo", diz a mensagem.
Desde a queda de seu regime, em abril, Saddam é procurado pelas forças de ocupação norte-americanas, que prometem uma recompensa de US$ 25 milhões por informações sobre o ex-ditador.
Autenticidade
A autenticidade da nova gravação não foi confirmada. A fita de áudio divulgada pela Al Jazira hoje é a sétima mensagem atribuída a Saddam desde a ocupação do Iraque pelas forças de coalizão.
As seis mensagens anteriores foram qualificadas de "autênticas" ou de "provavelmente autênticas" pela CIA (agência de inteligência dos EUA).
A primeira fita de áudio foi divulgada pela Al Jazira no dia 4 de julho. Outras foram divulgadas por diferentes TVs árabes nos dias 8, 17, 23 e 29 de julho e hoje.
Várias mensagens escritas atribuídas a Saddam foram divulgadas por meios de comunicação árabes desde a queda de seu regime.
A maioria das mensagem chamava o povo iraquiano à resistência frente à ocupação do país.
Informações Folha Online