Dezenove pessoas morreram e mais de 20 teriam ficado feridas na explosão de um foguete lançador de satélites, no começo da tarde desta sexta-feira, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A afirmaçao é do governo do maranhão.
De acordo com o iG, a explosão ocorreu quando o foguete estava no solo. Na segunda-feira, ocorreria a terceira tentativa de funcionamento do primeiro veículo lançador de satélites (VLS) desenvolvido no Brasil. O protótipo explodiu por volta das 13h30 e ainda não foram apurados os danos à base e aos equipamentos, nem a causa da explosão.
A assessoria de imprensa da Agência Espacial Brasileira (AEB) informou que o coordenador geral da operação, brigadeiro Tiago Ribeiro, concederá entrevista coletiva ainda hoje, em São Luís, para explicar as causas do acidente.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Leia a íntegra da nota oficial da Aeronáutica, que ainda não confirma as mortes:
"Lamentamos informar um acidente com o terceiro protótipo do VLS, na plataforma de lançamento, ocorrido hoje, dia 22 de agosto de 2003, por volta das 13h30, no Centro de Lançamento de Alcântara.
Ressaltamos que não há registros de danos causados a pessoas ou instalações fora da área do Centro de Lançamento.
As equipes de segurança, que foram exaustivamente treinadas para atuar neste tipo de ocorrência, tomaram todas as providências previstas.
Não existem, ainda, elementos suficientes para afirmar quais foram as causas deste acidente. O pessoal técnico já está reunindo os dados necessários para avaliar a situação e já está em andamento a investigação para apurar as prováveis causas do acidente."