O Programa Nacional Fome Zero já beneficiou diversas famílias em todo o Paraná. A última doação arrecadada pelo programa no Estado foi de 1,2 tonelada. Os alimentos doados pelos Correios foram distribuídos a três entidades: a Federação Espírita do Paraná, na Capital; a Fundação Itaqui, em São José dos Pinhais, na região metropolitana; e, a Associação Beneficente São Roque, em Piraquara, também na região metropolitana.
Em reunião nesta terça-feira, o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, discutiu políticas de combate à fome, bem como formas de participação da sociedade civil, na definição dessas políticas. A participação popular na elaboração do programa é uma determinação do secretário, coordenador do programa no Estado.
O secretário já visitou diversas empresas e instituições na Grande Curitiba para que as mesmas se filiem ao programa na arrecadação de alimentos. Ontem o secretário visitou a empresa Bosh. Ele propôs à empresa a contribuição mensal com um quilo de alimento por funcionário.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
''O programa, aqui no Paraná, é baseado no nacional. No entanto, o Estado trabalhará com suas peculiaridades'', informou o secretário. Segundo a assessora da coordenadoria do programa no Paraná, Sabrina Parrino, o programa não é apenas de caráter emergencial, mas, sim, de caráter estrutural. Além de fornecer subsídios alimentares àqueles que estão abaixo da linha da pobreza absoluta, o programa deve trabalhar com a reintegração social, com a geração de empregos, renda e a alfabetização de adultos.
A forma de repasse das doações ainda está sendo debatida pela secretaria. Os beneficiados serão famílias, cadastradas nas igrejas e entidades beneficentes locais, que possuam renda mensal inferior a meio salário mínimo. No próximo dia 15 de maio será lançado, no Vale do Ivaí e na região Centro Sul do Estado, um projeto piloto: o Programa do Leite. O programa tem por meta arrecadar o produto e distribuí-lo.