O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, afirmou nesta sexta-feira duvidar que o governo do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandone o livre-comércio. No Fórum Econômico Mundial, a autoridade alemã disse que não pode imaginar um "grande estrago" sendo feito no livre-comércio.
Schaeuble disse estar "muito otimista" de que os EUA e o mundo ocidental como um todo não deixarão a defesa do livre-comércio sob a liderança da China.
Nesta semana, em discurso a lideranças empresariais no Fórum em Davos, o presidente chinês Xi Jiping apresentou seu país como um líder no livre-comércio e na estabilidade, em um momento no qual muitos se preocupam com a possibilidade de que o governo de Trump signifique tempos mais protecionistas.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Schaeuble também afirmou que as discussões sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, têm de ser gerenciadas de maneira a "minimizar" os estragos para os dois lados. O ministro alemão também afirmou que usa primeira reação ao Brexit foi chorar e que a segunda foi avaliar que se tratava de "um alerta para a Europa". Fonte: Associated Press.