Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novo significado

'Hallucinate' é escolhida como palavra do ano pelo dicionário Cambridge

- Reprodução/Canva
Folhapress
24 nov 2023 às 12:55
Publicidade
Publicidade

O Dicionário Cambridge escolheu "hallucinate", ou alucinar, como a palavra do ano de 2023. O verbo ganhou um novo significado este ano.


Publicidade
Publicidade

A definição original é parecer ver, ouvir, sentir ou cheirar algo que não existe, seja por um problema de saúde ou por consumo de drogas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez uma visita ao pai

Príncipe Harry fala pela 1ª vez sobre câncer do rei Charles 3º

Imagem de destaque
Cobertura de saúde gratuita

Tailândia oferece seguro viagem para atrair turistas

Imagem de destaque
Mortes suspeitas

Relembre mortes misteriosas na Rússia desde início da Guerra da Ucrânia

Imagem de destaque
Saiba mais

Juiz nega recurso, e Trump vai a julgamento por pagamentos a atriz pornô


Agora, um significado extra está associado à palavra. É quando sistemas de inteligência artificial, como o ChatGPT, que gera textos que imitam a escrita humana, "alucinam" e produzem informações falsas.

Publicidade


A palavra foi escolhida porque o novo significado "vai ao cerne do motivo pelo qual as pessoas estão falando sobre inteligência artificial", diz um texto no site do dicionário.


Ainda de acordo com o texto, a inteligência artificial generativa é uma ferramenta poderosa, mas longe de ser perfeita, com a qual todos ainda estamos aprendendo como interagir de forma segura e eficaz.

Publicidade


Imagem
Rock in Rio 2024 anuncia Imagine Dragons e Lulu Santos em edição de 40 anos
O Rock in Rio revelou nesta quinta-feira (23) que a banda Imagine Dragons e o cantor Lulu Santos estarão presentes na edição de 2024


"As alucinações de inteligência artificial nos lembram que os humanos ainda precisam trazer suas habilidades de pensamento crítico para o uso dessas ferramentas", acrescenta o texto no site do dicionário.


Henry Shevlin, especialista em ética em inteligência artificial da Universidade de Cambridge, disse que o uso do termo alucinar para se referir a erros cometidos por sistemas como o ChatGPT é um retrato de como pensamos e antropomorfizamos a inteligência artificial.


"É claro que informações imprecisas ou enganosas já existem há muito tempo, seja na forma de rumores, propaganda ou notícias falsas. Embora estes sejam normalmente considerados produtos humanos, ‘alucinar’ é um verbo evocativo que implica um agente que experimenta uma desconexão da realidade. Esta escolha linguística reflete uma mudança sutil mas profunda na percepção: a IA, e não o utilizador, é quem 'alucina'", acrescentou.


"Embora isto não sugira uma crença generalizada na capacidade de sentir da IA, sublinha a nossa disponibilidade para atribuir atributos semelhantes aos humanos à inteligência artificial.


Imagem
CCXP confirma Timothée Chalamet e Zendaya na programação
Timothée Chalamet e Zendaya são dois dos talentos confirmados, na tarde desta quinta-feira (22), na programação da CCXP23
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade