O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, disse que espera para esta terça-feira, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o anúncio da compra, por parte do governo federal, dos royalties pela produção do petróleo capixaba, proposta por ele ao presidente e que está em estudo pelo equipe econômica.
De acordo com Hartung, em conversa por telefone na última quinta-feira, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, teria informado que faltava muito pouco para a conclusão do estudo.
"Só resta agora fechar o contrato", disse o governador. A única coisa que estava pendendo, disse, era a definição do valor pago pelos royalties e de por quanto tempo a compra estará valendo. Inicialmente a proposta era de 4 anos, mas agora a discussão é torno de 10 ou 20 anos.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
"O único ativo que nós temos são os royalties, que estamos usando para honrar as dívidas deixadas pelo governo passado", ressaltou.
De acordo com o governador, seu antecessor, José Ignácio, deixou como herança uma dívida de R$ 1,2 bilhão, que envolve R$ 300 milhões em salários atrasados dos servidores públicos, e compromissos com fornecedores, prestadores de serviços e empreiteiras.
"Estamos em dia com o presente. Pagamos os salários dos meses de Janeiro, Fevereiro e março. Pagamos o custeio, tudo", disse ao enfatizar que as dívidas são heranças do passado e que o seu estado segue rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. )