O Hotel Passalacqua, localizado em Como, no norte da Itália, foi escolhido campeão na primeira edição do ranking "World's 50 Best Hotels", anunciada em uma cerimônia em Londres na terça-feira (24).
A pequena propriedade aberta pela família De Santis em junho de 2022 venceu uma competição acirrada, que incluiu até o Four Seasons de Florença.
"Um refúgio sublime que oferece o sabor de uma residência privada e tira o máximo proveito da mágica localização nas margens do lago" foi a justificativa para a escolha.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Há na lista 21 hotéis europeus e 18 asiáticos, incluindo o Rosewood Hong Kong, o Four Seasons de Bangkok, o Upper House de Hong Kong e o Aman de Tóquio, que ficaram em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente.
O Aman de Nova York ficou em 25º lugar e foi o melhor nos Estados Unidos. Em Londres, o Claridge's ficou em 16º lugar, seguido pelo Connaught (22), NoMad (46) e Savoy.
Na Itália, entraram na lista o Aman de Veneza (14), Le Sirenuse de Positano (20) e o Borgo Egnazia de Savelletri (21).
"É um grande reconhecimento, porque somos um hotel familiar independente. E somos pequenos. Abrimos há apenas um ano", comentou Valentina Passalacqua à CNN.
A família De Santis, que ainda é proprietária do Grand Hotel Tremezzo em Como, adquiriu em 2018 a villa do século 18, que foi propriedade de Vincenzo Bellini e teve ilustres hóspedes no passado, como Napoleão Bonaparte e Winston Churchill.