O presidente do INSS, Valdir Simão, anunciou que os servidores da autarquia vão retomar o atendimento ao público nas agências da Previdência a partir de quarta-feira, dia 17. O governo conseguiu fechar um acordo com os servidores para que eles encerrassem a greve que já durava 73 dias.
O acordo implica na ampliação do horário de atendimento ao público em duas horas durante a semana, até que seja normalizado o fluxo de solicitações de benefícios, represados durante a greve. Prevê ainda que nos próximos três sábados, a partir do dia 20, os postos do INSS fiquem abertos das 8h ao meio-dia. Em troca, os servidores não terão o ponto do mês de julho cortado.
Terão prioridade de atendimento nesses primeiros dias os pedidos relacionados a benefícios por incapacidade, como auxílio doença, pensão por morte, salário maternidade e os benefícios assistenciais para idosos e deficientes. O fluxo de pedidos represados deve ser normalizado dentro de 60 dias.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Pelo acordo fechado com os servidores, o governo dará reajuste salarial médio de 7% para os funcionários da ativa e de 5% para os inativos.