O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou nesta quarta-feira (16) o edital de convocação de 72.684 beneficiários que devem responder ao Censo Previdenciário. O edital inclui 71.125 beneficiários que tiveram as cartas de convocação devolvidas pelos Correios e outras 1.559 pessoas que tiveram os benefícios reativados recentemente, mas ainda não tinham sido incluídos no Censo.
Os beneficiários têm um mês para comparecer a uma agência do banco pagador, obrigatoriamente com o cartão do Cadastro da Pessoa Física (CPF) e o documento de identidade, que pode ser RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), passaporte, carteira de habilitação ou registro do conselho profissional. Em caráter complementar, o INSS recomenda a apresentação de comprovante de residência, Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e título de eleitor.
Caso o segurado não apresente os documentos dentro de um mês, terá o benefício suspenso por três meses. O pagamento será reativado automaticamente depois da atualização. Até o prazo de três meses da convocação, a atualização pode ser feita no próprio banco pagador. Depois desse prazo, o segurado precisa apresentar a documentação em uma Agência da Previdência Social.
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
O edital de convocação foi publicado em um jornal de grande circulação de cada estado. A lista com os nomes dos convocados pode ser consultada também no site da Previdência. (ABr)