Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ineficácia

Itália descarta hidroxicloroquina para tratar casos leves de Covid-19

Ansa Brasil
14 nov 2020 às 16:33
- Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um documento preparado pelo governo da Itália para orientar o tratamento domiciliar de pacientes da Covid-19 descarta o uso de hidroxicloroquina para combater a doença em casos leves.


Utilizado tradicionalmente contra malária e lúpus, o medicamento chegou a ser uma esperança contra o coronavírus Sars-CoV-2 no início da pandemia, mas diversos estudos científicos já comprovaram sua ineficácia para enfrentar a Covid-19.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Devido ao crescente número de pacientes em isolamento domiciliar - 653.731, segundo o boletim oficial deste sábado (14), o que equivale a mais de 1% da população italiana -, o governo decidiu preparar um protocolo para orientar os cuidados em casa.

Leia mais:

Imagem de destaque
R$ 5,5 milhões

Daniel Alves sai da prisão na Espanha após pagar fiança de R$ 5,5 milhões

Imagem de destaque
Durante coletiva

Vinicius Jr chora ao falar de racismo

Imagem de destaque
O Caco!

Cientistas nomeiam nova espécie fóssil de sapo de Kermit, dos Muppets

Imagem de destaque
"Punk"

Pesquisador observa 'cocô de pássaro' e descobre nova espécie de besouro


O documento ainda não foi publicado, mas uma versão visualizada pela ANSA recomenda mensurar periodicamente a saturação de oxigênio com oxímetros; não tomar hidroxicloroquina; não usar medicamentos em aerossol caso o paciente conviva com outras pessoas; utilizar remédios para os sintomas da Covid-19, como paracetamol; e tomar corticoides, esteroides e antibióticos somente em situações específicas.

Publicidade


Além disso, o documento não recomenda suplementos como vitamina D e lactoferrina, "sobre os quais não existem evidências sólidas de eficácia". O protocolo, no entanto, ainda será discutido com organizações de médicos e se refere a casos leves, sejam eles confirmados ou prováveis.


As diretrizes definem "caso leve" como aquele onde há sintomas como febre inferior a 37,5ºC, tosse, congestão nasal, dor de cabeça e diarreia, mas sem falta de ar, desidratação ou alteração do estado da consciência.

Os idosos e imunodeprimidos, contudo, podem apresentar sintomas atípicos e devem ser avaliados com mais cautela, assim como pacientes com alto risco de piora da doença devido a fatores individuais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade