O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, anunciou nesta quinta-feira aos membros do Conselho de Segurança que nomeará "sem demora" um representante especial no Iraque.
Annan fez esta declaração depois de o Conselho da ONU ter aprovado uma resolução que prevê a suspensão imediata das sanções internacionais impostas há 13 anos ao Iraque e que dá às forças norte-americanas e britânicas um amplo mandato para controlar a economia e o futuro político do país. As informações são da Agência Lusa.
A resolução pede ao secretário-geral da ONU que nomeie um representante especial para o Iraque, contribua para a criação da autoridade interina e nomeie membros do conselho de vigilância para um Fundo de Desenvolvimento.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Annan garantiu que o fará "sem demora", acrescentando esperar que o seu representante seja totalmente apoiado pelo Conselho de Segurança.
Um dos nomes que tem sido cotados na sede da ONU para ocupar o cargo é o do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que foi administrador transitório do Timor-Leste e exerce atualmente a função de Alto-Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.