A substância química ativa da maconha pode ajudar a impedir que o câncer se espalhe, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Sul da Flórida. Cientistas descobriram que o delta-9-tetrahidrocanibol (THC), substância ativa da maconha, pode bloquear a difusão de vírus da herpes.
Esses vírus são relacionados ao crescimento do risco de câncer do tipo sarcoma de Kaposi, linfoma de Burkitts e doença de Hodgkins. A pesquisa foi publicada pela revista científica de medicina BMC.
Os vírus de herpes estudados são diferentes do vírus de herpes simples, responsáveis por feridas no frio e pela herpes genital. Uma vez infeccionado pelo vírus, é quase impossível se livrar dele, já que pode permanecer inativo por um longo período dentro de glóbulos brancos.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
No entanto, o vírus pode ser reativado e começar a se replicar, infeccionando outras células. Uma vez infectadas, as chances de que essas células se tornem cancerígenas aumentam bastante.
Os cientistas da Universidade do Sul da Flórida descobriram que essa reativação repentina do vírus pode ser prevenida se as células infectadas crescerem na presença do THC.
>> Maiores informações na BBC Brasil