Milhões de cristãos em todo o mundo comemoram nesta terça-feira o Natal.
Na cidade de Belém, na Cisjordânia – descrita na Bíblia como local do nascimento de Cristo – milhares de pessoas se reuniram para celebrar a missa da meia-noite na Igreja da Natividade.
O presidente palestino, Mahmoud Abbas, esteve entre os presentes na missa em Belém. As autoridades locais disseram que Belém recebeu o dobro de visitantes neste ano, em comparação com o Natal de 2006.
Em Roma, o papa Bento 16 celebrou a missa do galo na Basílica de São Pedro, na presença de milhares de peregrinos.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Novo presépio
Outros milhares assistiram à missa papal de telões instalados na praça do lado de fora da Basílica.
Nesta terça-feira (25), ele proferirá a tradicional mensagem de Natal Urbi et Orbi (À cidade e ao mundo) do balcão da Basílica.
Na praça, o Vaticano apresentou uma nova versão do tradicional presépio de Natal. A cena do nascimento de Cristo é retratada em uma casa de José em Nazaré, e não no estábulo em Belém.
Segundo o Vaticano, a mudança foi feita para ilustrar a idéia de que Jesus nasceu em todos os lugares, não apenas em Belém.
Volta à Belém
Em Belém, temores sobre a segurança na Cisjordânia e a construção de um muro de concreto de oito metros de altura separando a cidade de Jerusalém têm afastado turistas nos últimos anos.
Desde o segundo levante palestino, que começou em setembro de 2000, o turismo decaiu na cidade.
Mas com a estabilidade dos últimos dois anos, turistas e peregrinos têm voltado à cidade em grande número.
"Entre 25 e 35 mil peregrinos e turistas estarão na cidade hoje (terça-feira) e amanhã, o dobro do ano passado", afirmou o prefeito de Belém, Victor Batarseh.
Segundo a correspondente da BBC Bethany Bell, a cidade ainda está recebendo menos turistas do que recebia antes de 2000.
Ainda há forte presença policial na cidade. Antes da chegada dos turistas, forças de segurança fizeram uma varredura em carros e prédios em busca de explosivos.