O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, afirmou nesta sexta-feira (27) que a eventual chegada de tanques russos em Kiev significaria o início da terceira guerra mundial.
A declaração foi dada durante um evento em Roma, em meio à crescente expectativa por uma possível nova ofensiva militar do regime de Vladimir Putin contra a Ucrânia.
Leia também: Guerra na Ucrânia matou mais de 6,8 mil civis.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
"A terceira guerra mundial começaria no momento em que carros armados russos chegassem em Kiev e nas fronteiras da Europa", declarou Crosetto.
"Fazer com que eles não cheguem é a única maneira de evitar uma terceira guerra mundial", acrescentou o ministro, justificando o apoio militar dos países ocidentais à Ucrânia.
A Rússia ameaça intensificar seus ataques ao país vizinho devido à promessa de Estados Unidos e Europa de abastecer o Exército ucraniano com tanques de guerra, algo que ainda não aconteceu desde o início do conflito.
De acordo com Crosetto, o governo italiano pode apresentar na semana que vem um sexto decreto de ajuda militar à Ucrânia. Existe a expectativa de que esse novo pacote inclua sistemas de defesa antiaérea em conjunto com a França.