Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Missão cumprida

Nave Soyuz pousa no horário previsto

Redação Bonde
09 abr 2006 às 17:02

Compartilhar notícia

Depois da nave retonar à Terra, a equipe passa por testes de readaptação no Centro de Treinamento de Astronautas Yuri Gagarin, na Rússia - Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O pouso da nave Soyuz-TMA 7, cuja equipe é integrada pelo astronauta brasileiro Marcos César Pontes, aconteceu sem problemas, decorrido apenas um segundo das 3h47 no horário local (20h47 pelo horário de Brasília) – o horário que estava previsto. Todos os procedimentos foram bem-sucedidos, com precisão. O pouso deu certo na primeira tentativa.

"Foi um momento muito emocionante", resume Flávio Correia Júnior, da equipe de coordenação, que celebrou muito a chegada. A equipe médica, que se encontra em Kustanay (Cazaquistão), fez um círculo em torno de onde a Soyuz aterrissou e, com helicópteros e caminhões, já realiza o resgate da tripulação, que será depois levada para Moscou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o primeiro vice-comandante do Centro de Preparação Yuri Gagarin, general Valery Korzun, em entrevista à imprensa no início da semana, em geral uma cúpula espacial entra na atmosfera como se fosse um cometa, deixando um grande rastro no céu. Korzun é o responsável pelo resgate dos três astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS).

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


Os outros dois integrantes da missão anterior, o norte-americano William McArthur e o russo Valery Tokarev, também estão em terra.

Publicidade


Após os primeiros exames, que vão ocorrer em tendas montadas para o atendimento, os astronautas seguem de helicóptero para Kustanay. Na seqüência, embarcam num avião militar russo para retornar à Moscou e chegarem até a Cidade das Estrelas, onde permanecem duas semanas para se readaptar à gravidade da Terra.


As primeiras imagens do pouso já estão sendo exibidas no Centro de Controle de Vôo russo, em Korolev, na vizinhança de Moscou.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo