Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Desde 2004

Número de matrículas para o ensino superior diminuiu

Heloísa Prado - Bonde
12 dez 2006 às 19:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de matrículas no ensino superior no Brasil cresceu num ritmo menor nos últimos anos do que no início da década. Desde 2003, o total de estudantes em faculdades ou em universidades tem aumentado em torno de 7%, abaixo dos 12% anuais registrados de 2000 a 2003. A conclusão é do Censo da Educação Superior 2005, divulgado nesta terça-feira (12) pelo Ministério da Educação.

De acordo com o levantamento, o total de matrículas nas instituições de nível superior foi de 4.453.156 em 2005. O número representa aumento de 6,95% em relação ao ano anterior, quando 4.163.733 novos alunos ingressaram em faculdades, universidades e centros de educação tecnológica. De 2003 para 2004, o crescimento tinha sido de 7%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ensino privado continua a responder pela maior parte dos novos estudantes. Em 2005, 3.260.967 matrículas ocorreram em instituições particulares, o que equivale a 73,23% do total. Boa parte desse crescimento pode ser explicada pela preferência dos estudantes pelo período noturno. Nas faculdades e universidades pagas, 68,6% dos alunos estudam à noite. Nas instituições de ensino superior públicas, a proporção cai para 37%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil

Imagem de destaque
Impostos

Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país

Imagem de destaque
De loja temática

Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas


Apesar de os alunos de nível superior se concentrarem no ensino particular, o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirma que a redução no ritmo de crescimento das matrículas representa sinal de que o sistema passa por uma reorganização. "Os números mostram que a expansão financiada pelas instituições privadas, aos poucos, está se esgotando", ressaltou.

Para o ministro, a política de expansão das universidades públicas, como a criação de dez instituições federais de ensino superior em 2005, representa um caminho para recuperar os níveis de crescimento no país. De acordo com ele, os efeitos dos investimentos feitos pelo governo federal nos últimos dois anos serão sentidos em 2007. "No próximo ano, o total de vagas nas instituições federais aumentará para 153 mil, depois de ficar estagnado em torno de 120 mil desde 1999", prometeu. (ABr)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo