Depois de provocar o fechamento de 19 aeroportos na Espanha ontem (8), a nuvem de cinzas lançada por um vulcão na Islândia continua a causar transtorno no transporte aéreo. Neste domingo (9), aeroportos do sudeste da França, do norte da Itália, do norte de Portugal e da Escócia foram afetados pelo deslocamento da nuvem.
De acordo com a BBC Brasil, aeroportos em Milão, Pisa e Florença, na Itália, estão fechados neste domingo. Seis aeroportos escoceses também pararam de funcionar por causa do vulcão Eyjafjallajokull, o mesmo que causou caos no sistema aéreo europeu no mês passado.
Na França, a nuvem provocou o cancelamento de 20 voos no aeroporto de Nice. Em Portugal, os voos para a cidade do Porto também foram suspensos.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Na Espanha, a situação aos poucos volta ao normal. Pelo menos três aeroportos no noroeste do país em Santiago de Compostela, Vigo e La Corunha reabriram, mas o aeroporto de Barcelona, o segundo mais movimentado do país, continua fechado.
Fechamento de aeroportos
Além de provocar o fechamento de aeroportos no continente europeu, a nuvem vulcânica estende-se pela porção norte do Oceano Atlântico. Os voos entre os Estados Unidos e a Europa estão atrasados, porque a rota dos aviões precisa ser alterada.
Em abril, a nuvem de cinzas vindas da Islândia foi responsável pelo fechamento de aeroportos europeus por seis dias, provocando prejuízos de cerca de US$ 6 bilhões. O vulcão havia reduzido o ritmo, mas a atividade voltou a se intensificar nos últimos dias e as cinzas estão sendo lançadas a até 9,1 mil metros de altura.
No começo da semana, a nuvem afetou o espaço aéreo no norte da Europa. Aeroportos na Irlanda, Irlanda do Norte e de partes da Escócia foram fechados.