A Operação Arco de Fogo, criada pelo governo federal para combater o desmatamento ilegal na Amazônia, chega a Rondônia. Hoje (5) pela manhã fiscais estarão em Machadinho D'Oeste, informou o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bazileu Margarido.
A ação foi deflagrada há pouco mais de uma semana em Tailândia (PA).
"Estamos com a operação em Tailândia já num estágio avançado, iniciando em Rondônia e possivelmente também no Mato Grosso ainda esta semana", afirmou Margarido.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Machadinho D'Oeste ocupa a 32ª posição na lista dos 36 municípios apontados como os maiores responsáveis pelo desmatamento na Amazônia. Segundo o presidente do Ibama, as ações ostensivas de fiscalização só não começaram ainda no município porque fortes chuvas na região prejudicaram o deslocamento dos agentes.
Em Tailândia, a Operação Arco de Fogo fechou três madeireiras e cinco carvoarias, com destruição de 107 fornos, relatou o Ibama. Foram apreendidos mais de 16 mil metros cúbicos de madeira ilegal e as multas aplicadas ultrapassam R$ 1,7 milhão.
Para dar suporte ao trabalho dos fiscais ambientais, agentes da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança também participam da operação.