Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Investimento

PAC da Saúde prioriza atendimento básico e prevenção

Redação Bonde
03 nov 2007 às 09:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A proposta de investimento prioritário na rede de atenção básica e na prevenção e promoção da saúde são pontos que o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista, destaca no projeto que dará origem ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Saúde.

As linhas gerais do PAC foram apresentadas a integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde nesta quinta-feira, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. No próximo dia 14, o programa será apresentado publicamente, durante a Conferência Nacional de Saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Viemos reiteradamente colocando que é preciso começar a cuidar da saúde e não esperar que a doença se instale para então tentar curá-la. Além disso, o PAC da Saúde aponta a possibilidade de reestruturarmos física e administrativamente a rede de atenção básica, os postos de saúde", afirma Francisco Batista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local


A intersetorialidade proposta no PAC é outro aspecto destacado pelo presidente do Conselho, Francisco Batista. Ele explica que a intenção é envolver outros ministérios como o da Educação e o do Trabalho, além de áreas sociais nos debates sobre saúde e prevenção.

Publicidade


Os integrantes do conselho não tiveram acesso às informações sobre a viabilidade financeira do projeto, mas Batista observa que o PAC precisa ter recursos para ser implementado em sua totalidade já que as ações estão relacionadas. "A proposta é muito interessante, mas ela não pode ser dividida porque todos os pontos se comunicam".


Na avaliação do presidente do Conselho Nacional de Saúde "a proposta é bastante abrangente, inovadora em alguns aspectos e sintonizada com as necessidades que nesse momento diagnosticamos para ampliar o Sistema Único de Sáude", conclui.


A expectativa é de que na reunião de dezembro do conselho seja apresentada aos integrantes a versão final do PAC da Saúde.

ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo