As eleições nos territórios autônomos palestinos acontecerão em janeiro do próximo ano, anunciou ontem a Autoridade Nacional Palestina, sob forte pressão do presidente norte-americano, George W. Bush. O ministro palestino Saeb Erekat disse que o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, deu ordens para as eleições presidenciais e legislativas acontecerem entre 10 e 20 de janeiro de 2003.
As declarações de Erekat aconteceram durante uma entrevista em Jericó, no vale do Rio Jordão, dois dias depois que Bush afirmou que os palestinos deveriam eleger novos líderes ‘não comprometidos com o terror’.
Erekat confirmou também a realização de eleições locais em março em 322 circunscrições. Será a primeira eleição local nos territórios autônomos palestinos desde a criação da Autoridade Nacional Palestina, em 1994, afirmou.
Leia mais:
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Reformas áá– A Autoridade Nacional Palestina realizará ainda uma série de reformas nos serviços de segurança, instituições financeiras e tribunais até o final de setembro, declarou Erekat. Segundo o ministro, as reformas respondiam às ‘necessidades dos palestinos’ e não ao discurso do presidente norte-americano.