A missa de corpo-presente do principal integrante da Igreja Católica no Brasil, cardeal d. Lucas Moreira Neves, será comandada pelo papa João Paulo II. O enterro do cardeal dom Lucas, que morreu na tarde de domingo em Roma aos 76 anos, deve acontecer em Salvador entre sexta-feira e sábado, informou na terça-feira o arcebispo da Bahia, Geraldo Magella Agnelo.
De acordo com a Agência Reuters, a missa de corpo-presente ocorrerá na quarta-feira, no Vaticano. O papa, de quem dom Lucas era muito próximo, não comandará a missa por causa de sua saúde frágil, mas vai ler a homilia.
Dom Lucas foi por anos considerado o principal candidato latino-americano ao papado. Ele trabalhou por mais de dez anos no Vaticano e depois foi mandado pelo papa de volta ao Brasil, como cardeal-arcebispo da Bahia, cargo que deixou em 1998 para retornar ao Vaticano. Dom Lucas conhecia o papa desde 1974, antes de Karol Wojtyla se transformar no líder da Igreja Católica.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Na Bahia, o corpo permanecerá por 24 horas na Catedral Basílica, enquanto uma série de missas com bispos e arcebispos serão realizadas. O cardeal morreu por volta do meio-dia de domingo, horário de Brasília, (17h em Roma), enquanto rezava o terço em companhia de uma irmã. Dom Lucas estava internado havia uma semana, e se submetia a hemodiálises diárias. De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele morreu de complicações renais.