06/07/20
25º/13ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Amazônia

Papa vê indígenas e alerta sobre novas formas de colonização

O papa Francisco participou nesta quinta-feira (17) de uma reunião informal com um grupo de cerca de 40 indígenas, incluindo participantes do Sínodo para a Região Pan-Amazônica e de outras iniciativas paralelas que estão acontecendo em Roma nos últimos dias. Segundo o diretor da assessoria de imprensa da Santa Sé, o encontro realizado no Vaticano contou também com a participação do monsenhor Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, e do cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo. A reunião foi aberta com um breve discurso lido por um homem e uma mulher, representantes de povos indígenas. Ambos expressaram gratidão ao Papa pela convocação do Sínodo sobre a floresta brasileira, que acontece até o próximo dia 27 de outubro. Os indígenas ainda pediram ajuda para implementar o desejo de Francisco de garantir uma vida serena e feliz aos seus povos, cuidando de suas terras, protegendo suas águas, para que também seus descendentes possam desfrutar destas riquezas.

Shutterstock
Shutterstock


Jorge Bergoglio, por sua vez, enfatizou que o Evangelho é como uma semente que cai na terra que encontra e cresce com as características desta terra. Fazendo referência à região amazônica, o líder argentino ressaltou os perigos de novas formas de colonização. Além disso, ele explicou as origens do cristianismo e sua evolução em diferentes culturas - no mundo hebraico, latino-grego, além de culturas eslavas, orientais e americanas. Por fim, Francisco "reiterou que o Evangelho deve inculturar-se, porque os povos recebem o anúncio de Jesus com sua própria cultura", informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Um dia depois da abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, no último dia 7 de outubro, o líder da Igreja Católica, que já havia condenado a "ganância dos novos colonialismos", defendeu que a sociedade moderna não deve tentar impor suas regras aos povos indígenas, mas respeitar sua cultura.
Ansa Brasil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Comércio Fechado
Londrina entra em quarentena 'mais severa' nesta segunda-feira
05 JUL 2020 às 21h49
Covid-19
Prefeitura e Sesa divergem sobre números de contágio em Londrina
05 JUL 2020 às 17h48
Protesto em Londrina
Comerciantes fazem carreata e 'buzinaço' contra 'quarentena de Ratinho'
05 JUL 2020 às 16h43
Combate à pandemia
Secretário da Saúde de Ratinho vai ampliar alcance da quarentena
05 JUL 2020 às 16h06
Boletim da pandemia
Paraná chega a 781 mortes por coronavírus e 31.120 casos confirmados
05 JUL 2020 às 15h47
34 escaparam
Detentos fogem de cadeia pública no Paraná
05 JUL 2020 às 13h35
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados