O corpo do paranaense Rodrigo Gularte, de 42 anos, será velado e sepultado em Curitiba. A informação foi confirmada pela família ao portal G1 Paraná. Gularte foi fuzilado na tarde desta terça-feira (28) na Indonésia. Ele foi condenado à morte após ser preso em 2004 tentando entrar com seis quilos de cocaína no país.
Uma prima acompanhou os últimos momentos de vida do paranaense na Indonésia. Ainda não se sabe quando o corpo será liberado nem quando deve ocorrer o translado para o Brasil. A mãe de Gularte, conforme o G1 Paraná, está sob efeito de remédios. Ela permanece em uma casa da família em Matinhos, no litoral do Estado.
Um diplomata brasileiro relatou à BBC Brasil que o paranaense alternou momentos de lucidez e delírio nas horas que antecederam sua morte. "Daqui irei para o céu e ficarei na porta esperando por vocês", disse o condenado, segundo Leonardo Carvalho Monteiro, maior autoridade brasileira na Indonésia.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Rodrigo Gularte foi executado ao lado de dois australianos, quatro nigerianos e um indonésio. Uma testemunha indicou às agências de notícias que o grupo se negou a colocar uma venda nos olhos e entoou cânticos religiosos.