Pesquisar

Canais

Serviços

Consumo de peixe cru defumado ou mal cozido na forma de sushis e sashimis seria responsável pelo surto da doença - Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
São Paulo

Parasita em sushi causa surto de doença rara

Redação - Folha News
05 abr 2005 às 11:30
Continua depois da publicidade

A difilobotríase, doença rara transmitida pelo parasita Diphyllobothrium spp, já foi registrada 18 vezes em moradores de São Paulo este ano, um aumento significativo dos apenas dois casos registrados entre 1998 e 2004.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Suspeita-se que o parasita se hospede em peixes como o salmão e o robalo- muito consumidos crus na forma de sushi ou sashimi.

Continua depois da publicidade


Os principais sintomas da doença, causada pelo parasita , são dor e desconforto abdominal, flatulência e diarréia. Esta é a primeira vez que são registrados casos autóctones de difilobotríase no País, os casos anteriores tendo acontecido com pessoas que haviam comido peixe cru no exterior.


O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual de Saúde deve publicar, esta semana, uma portaria recomendando aos restaurantes que mantenham os peixes congelados por pelo menos 24 horas, a uma temperatura de -18° C, na tentativa de conter o surto.


Embora o diagnóstico da doença seja complicado, o tratamento da doença é considerado simples. Uma dose única do medicamento praziquantel é suficiente para matar o parasita, segundo o diretor do CVE.

Continua depois da publicidade

Fonte: Terra


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade