Aplausos e vaias. Foi desta maneira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido durante o discurso de abertura dos eventos do 5º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (RS) nesta quinta-feira (27)
Lula foi muito aplaudido em seu discurso, num auditório formado em sua maioria por defensores de Lula. Alguns petistas usavam camisetas com os dizeres: "100% Lula". Na parte de trás, nas arquibancadas, um grupo de militantes anti-Lula vaiava a estendia faixas de protestos. Ele respondeu às vaias que recebia de parte do público presente afirmando que esse tipo de manifestação é "típico da juventude".
No início de seu discurso, Lula falou sobre recentes fatos políticos ocorridos na América Latina. Ao falar sobre a Argentina, afirmou que Carlos Menen assumiu o poder na Argentina, cometendo uma gafe. Na verdade, o presidente argentino, que não estava presente na cerimônia, é Nestor Kirchner.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
O evento lançou também a campanha mundial de combate à pobreza "Chamada Global para a Ação Contra a Pobreza". Estavam presentes no lançamento os ministros Olívio Dutra, das Cidades; Marina Silva, do Meio Ambiente; Gilberto Gil, da Cultura; Dilma Rousseff, de Minas e Energia; e Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
Às 15h30, Lula deixa a capital gaúcha com destino a Zurique (Suíça), fazendo escala técnica em Natal. A partir desta sexta-feira(28), na cidade de Davos (Suíça), o presidente brasileiro participará dos debates do Fórum Econômico Mundial. Integram a comitiva de Lula, entre outros, os ministros Antonio Palocci, da Fazenda, e José Dirceu, da Casa Civil.
Fonte: IG e ABr