Os dez locais com maior preferência para visitação na Terra Santa, segundo pesquisa realizada com peregrinos que já participaram de grupos organizados pela Sacratour, especializada em turismo religioso, tem algo em comum além de fazerem parte do mesmo destino religioso: "São os que possuem maior relação com os textos bíblicos do Novo Testamento e os mais trabalhados pela liturgia católica e pela catequese", explica Larissa Calsavara, sócia-diretora da Sacratour. A amostra abrangeu 60% dos peregrinos que viajaram com a empresa de 2014 até maio de 2018.
O Rio Jordão, onde João Batista batizou Jesus, entre Jordânia e Israel, foi o campeão, com 71,7% das preferências, seguido do Santo Sepulcro, local em Jerusalém onde Jesus foi embalsamado e enterrado, ressuscitando em seguida, com 70,8%, e do Mar da Galileia, em Israel, sede de diversos milagres, com 70,4%.
A Basílica da Anunciação, local em Nazaré (Israel) onde Maria recebeu a visita do anjo Gabriel, é a quarta em preferência com 69,2%. O Monte das Oliveiras, onde Jesus subia para rezar em Jerusalém e a Basílica da Natividade, igreja cristã mais antiga do mundo construída sobre a gruta onde Jesus nasceu, em Belém, na Palestina, receberam o mesmo percentual: 68,7%.
Leia mais:
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
Na sequência vêm Mar Morto, na divisa entre Jordânia e Israel, com 57,8%; Igreja das Nações, também conhecida como Basílica da Agonia, construída sobre a rocha em que Jesus orou em Jerusalém antes da sua prisão, com 56,1%; Via Sacra, caminho que Jesus percorreu por Jerusalém até o calvário, com 52,3%; e Igreja Primado de Pedro, lugar na Galileia da confirmação de São Pedro, com 49,7%.
"Entendemos que as pessoas que vão a Terra Santa sonham com a chegada em Jerusalém, afinal foi lá onde aconteceu toda a história de salvação com a ressurreição de Jesus. Mas, ao longo da viagem, os peregrinos percebem as marcas de Jesus na região da Galileia, por onde Ele viveu sua vida pública dos 30 aos 33 anos curando e mostrando aos que ali viviam sua fé. Por isso, entendemos que vários dos lugares destacados na pesquisa se referem à esta região, já que é impossível passar pela Galileia e não sentir a presença de Jesus", destaca Larissa.
Em 2019, durante o período da Quaresma, de 24 de março a 05 de abril, a Sacratour levará peregrinos para Egito e Israel, na Terra Santa, em um roteiro diferente que contará com a presença do cantor católico Eugênio Jorge. "Vamos visitar diversos locais sagrados que encontram referência na espiritualidade do repertório de Eugênio, evidenciada na letra de uma de suas principais canções que será o tema do nosso roteiro: "Ninguém te ama como eu", destacou Larissa.
OS LOCAIS PREFERIDOS DOS PEREGRINOS NA TERRA SANTA:
Rio Jordão: 71,73%
Santo Sepulcro: 70,89%
Mar da Galileia: 70,46%
Basílica de Anunciação: 69,20%
Monte das Oliveiras: 68,78%
Basílica da Natividade: 68,78%
Mar Morto: 57,81%
Igreja das Nações: 56,12%
Via Sacra: 52,32%
Igreja Primado de Pedro: 49,79%