Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
68% da população

Pesquisa mostra que número de católicos continua em queda

Redação Bonde
06 mai 2007 às 16:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Entre 1991 e 2006, os católicos no Brasil passaram de 83,8% para 68% da população. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada em parceria entre as universidades federais de São Paulo (Unifesp) e de Juiz de Fora (UFJF). Enquanto isso, os evangélicos no país passaram de 9% para 24%, no mesmo período. A pesquisa também aponta que 5% dos entrevistados em 2006 afirmaram não ter religião, e 5% declaravam outras religiões.

Para o pesquisador da UFJF e co-autor do estudo Alexander Moreira de Almeida, os estudos apontam que está havendo uma migração de fiéis da igreja católica para a evangélica. Ele também avalia que o número de católicos vem diminuindo porque antes era praticamente a única igreja existente no Brasil. "Se 100% eram católicos, ela só pode perder, não poderia ganhar".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Almeida avalia que a principal novidade da pesquisa foi a investigação não apenas da religião escolhida, mas também do grau de envolvimento dos fiéis com a religião. Segundo ele, essa é a primeira pesquisa brasileira que mostra esses dados. O estudo mostra que 83% dos pesquisados consideram a religião muito importante em suas vidas, e cerca de 11% não se prendem a apenas uma única crença. A participação em atividades em templos religiosos também se mostrou alta: 55% do total freqüentam esses espaços ao menos uma vez por mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
Contínua dispersão geográfica

OMS anuncia que mpox ainda figura como emergência em saúde pública global

Imagem de destaque
Perigo

Curiosos ficam próximos de lava de vulcão na Islândia e polícia é acionada

Imagem de destaque
Em nome do cantor

Funeral de Liam Payne movimentou doações para ajudar crianças com câncer

Imagem de destaque
Após acusações de má-conduta

Equipe de Trump tem primeira baixa e escolhido para Departamento de Justiça renuncia à indicação


Ao avaliar as diferenças constatadas entre sua pesquisa e uma outra divulgada pela Fundação Getúlio Vargas nesta semana, Almeida afirma que elas ocorreram especialmente pelo espaço de tempo entre as duas consultas. A pesquisa da FGV, realizada em 2003, detectou que o número de católicos no país correspondia a 74% da população (estável, em relação a 2000), enquanto os evangélicos eram 17,9% (eram 16,2%, em 2000).


A pesquisa da Unifesp e da UFJF foi realizada por amostragem, com mais de 3 mil pessoas, em 143 municípios de todo o país. Segundo os pesquisadores, esse número de entrevistas é suficiente para garantir estatisticamente os resultados. O último estudo ostensivo sobre religiões no país foi feito pelo Censo de 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo