O Plano Verão, um esquema especial de policiamento para todas as praias do Rio de Janeiro, entrou em operação com a mobilização de 1.300 homens na capital e mil espalhados por Niterói, Região dos Lagos e Costa Verde. A Secretaria de Segurança Pública resolveu antecipar a operação por causa dos arrastões nas praias da cidade no fim de semana passado.
O coronel Carlos Alberto Costa, responsável pelo planejamento da operação, garantiu que a população pode freqüentar as praias com tranqüilidade. "Além do policiamento de rotina na areia, 50 homens do serviço reservado da PM e da Polícia Civil estarão infiltrados entre os banhistas e, diante de qualquer anormalidade, poderão dar voz de prisão aos suspeitos".
Um helicóptero fará sobrevôos nas praias e lanchas estarão atracadas em Copacabana, Ipanema e Leblon monitorando a movimentação dos banhistas. Cães e cavalos também serão usados na orla da zona sul, principalmente no Arpoador e no Jardim de Alá, onde se concentram vários pontos finais de ônibus.
Leia mais:
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes
'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
O esquema de policiamento, que estará em vigor em todos os finais de semana de sol, inclui revista nos ônibus e se estende aos terminais rodoviários de bairros, à Central do Brasil, à Estação das Barcas da Praça XV e ao longo do percurso para as praias.
Fonte : Agência Brasil (ABr)