No final da tarde desta quinta-feira (8), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), enviou carta ao Consulado do Reino Unido do Paraná, oferecendo condolências à Família Real e toda a nação do Reino Unido pelo falecimento da Rainha Elizabeth II. No documento, o prefeito ressalta que Londrina tem fortes laços históricos com a Inglaterra, um dos países do Reino Unido, desde a sua fundação.
Ele também lembra que, recentemente, foi inaugurado em Londrina um Jardim em homenagem ao Jubileu de 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. “Com liderança inspiradora, registramos o nosso respeito e admiração por dedicar mais de sete décadas ao serviço e devoção ao seu povo. Sua lembrança ficará para sempre”, menciona o prefeito na carta.
O jardim que homenageia os 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II fica ao lado da Cabine Literária, instalada dentro da cabine telefônica vermelha, em estilo britânico, na Praça Primeiro de Maio, onde fica a Concha Acústica de Londrina.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Voltada a promover a cultura e a literatura para a população, além de resgatar os laços históricos entre o município e o Reino Unido, a iniciativa disponibiliza cerca de 130 livros em inglês, que podem ser retirados por qualquer pessoa para que sejam devolvidos após a leitura.
Ligações britânicas
Os laços históricos de Londrina com a Inglaterra estão presentes desde o início. O plano de colonização e povoamento de Londrina foi feito pela Companhia de Terras Norte do Paraná, sendo sua maior acionista a firma “Paraná Plantations Limited” de Londres, capital da Inglaterra. O nome da cidade foi uma homenagem prestada a Londres – que significa “pequena Londres” – por João Domingues Sampaio, um dos primeiros diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná.
A Rainha Elizabeth II faleceu na última quinta-feira (8), aos 96 anos. Ela estava em sua residência de férias, o Castelo de Balmoral, na Escócia. Elizabeth II tornou-se rainha aos 25 anos de idade, em 1952, e passou 70 anos no trono, alcançando a distinção de monarca mais longeva da história. A rainha nasceu no dia 21 de abril de 1926, em Londres. Ela deixa quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos. Com a sua morte, o seu filho mais velho, o agora Rei Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado.